A presença de uma raça no resultado de composição racial sempre indica ancestralidade?
22/11/2024
Quando falamos de ancestralidade em cães, estamos nos referindo ao histórico genético deles, ou seja, às raças e características que foram passadas de geração em geração. Esse histórico ajuda a entender as características e traços que um cão exibe hoje, como seu porte físico, temperamento e até certas necessidades de saúde e cuidados específicos.
Na genética, a ancestralidade representa a "origem" de certas partes do DNA, que carregam traços de raças ou regiões que contribuíram para o “mosaico” genético do cão. Entretanto, a presença de uma raça na análise genética nem sempre indica que o animal possui um ancestral direto daquela raça específica.
Isso acontece porque os programas de análise de ancestralidade calculam a proporção de raças no DNA a partir de muitos marcadores genéticos. Esses dados geram uma estimativa geral, chamada de "ancestralidade global", que identifica regiões do genoma que são similares àquelas de algumas raças. Esta similaridade pode ocorrer porque um cão teve um ancestral daquela raça realmente (“similaridade por descendência”) ou porque as misturas aleatórias da genética através das gerações acabaram originando as mesmas regiões presentes em algumas raças (“similaridade por estado”). Em casos extremos, é inclusive possível que um cão de raça definida venha de uma longa linhagem de vira latas, sem nenhum ancestral de raça de pura em muitas gerações, mas que sua composição genética resulte similar à de um cão de uma determinada raça.
Além disto, uma pequena porcentagem de uma raça indica compatibilidade genética com características comuns daquele grupo, mas não necessariamente uma conexão recente na árvore genealógica, como um bisavô ou tataravô daquela raça.
Portanto, a presença de uma raça em uma análise genética sugere mais uma “compatibilidade genética” com certos traços do que uma confirmação de descendência direta daquela raça na linhagem recente do cão.
Darilene Ursula Tyska
Sócia geneticista e bioinformata
Doutorado em Genética e Melhoramento Animal | UFRGS
Mestrado em Produção Animal | UFPel
Zootecnista | UFPel